quarta-feira, 18 de maio de 2011

Facopp no CITeD


Foto: Ariane Viana

Texto: Ariane Viana, Assessoria de Imprensa Facopp

A professora da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente (Unoeste), Mariangela Fazano Amendola, participou esta semana do I Colóquio Internacional de Texto e Discurso, o CITeD, em Assis (SP). Integrante do quadro da de docentes da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), ela levou para o evento a discussão sobre a intertextualidade dos poemas de Arnaldo Antunes.

Todos os anos, Mariangela participa de eventos científicos relacionados com a área de Ciências da Linguagem. E em 2011, decidiu apresentar o seu trabalho intituladoAnálise Semiótica Sincrética: Percursos do Olhar Poético em Arnaldo Antunes”. “O CITeD, teve um caráter especial, pois participei juntamente ao um grupo de estudos ao que faço parte, o Secomlim."

O Secomlim, que significa “Semiótica, Comunicação e Linguagem” é coordenado por Nícia Ribas D’Avila, que foi orientadora de Mariangela no mestrado na Unesp, em Bauru. “Este grupo produz análises semióticas baseadas na Teoria de Greimas e as contribuições teóricas da Dra. Nícia. Ela utiliza o ferramental científico proposto por Greimas, atualizando-o para as variadas linguagens de nosso cotidiano.”

De acordo com Mariangela, o trabalho apresentado na última terça-feira (17/05) no CITeD, reflete uma busca das significações de um dos poemas do poeta Arnaldo Antunes. E desvendou descobertas assimilativas a vários tipos de discursos que a obra oferece. “Podemos ler o poema sobre muitas óticas e intertextualizá-las, como por exemplo, os discursos midiáticos da publicidade.” O CITeD termina no próximo dia 20, na Faculdade de Ciências e Letras, na Unesp de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário